Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ano novo vai trazer mudanças nas regras de aposentadoria do INSS: especialista detalha as alterações na lei

Highslide JS

O ano de 2024 vai chegar com novidades para quem pretende se aposentar pelo INSS. Estamos falando das regras de transição, estabelecidas pela Reforma Previdenciária, em novembro de 2019.

Entre as mudanças estão detalhes referentes à contagem de tempo e em relação à idade dos trabalhadores aptos a solicitar a aposentadoria. Para entender melhor as alterações, o JM conversou com o advogado Márcio Campos, que é especialista em Direito Previdenciário. 

Ele esclarece que apesar de não serem tão drásticas, as mudanças vão exigir mais atenção em relação ao momento certo de se apresentar a documentação junto à previdência e conseguir um benefício melhor. 

Segundo o advogado, esta regra de pontos evoluiu até chegar à pontuação máxima estipulada por lei. Para os homens, o limite será de 105 pontos a serem atingidos em 2029. Já em relação às mulheres, a pontuação chegará a 100, em 2033. Até lá, haverá pequenos acréscimos na pontuação ano a ano. 
Outra mudança que já acontece no próximo ano é relativa à idade mínima com o tempo de contribuição.
Doutor Márcio volta a lembrar que as mudanças parecem simples, no entanto muitos detalhes precisam ser observados. Por isso ele chama atenção para a importância do segurado contratar um bom profissional da área, que pode ajudar bastante na hora de escolher o melhor caminho para a aposentadoria. 

Ainda sobre a Previdência, o INSS acaba de divulgar o calendário para o pagamento de benefícios em 2024. Importante lembrar que recebem primeiro os aposentados e pensionistas com dígito final 1 do cartão, seguindo a ordem em sequencia, de forma crescente. 

Para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos referentes a este mês de dezembro, ocorrerão entre o próximo dia 21 e o dia 8 de janeiro. Já os pagamentos referentes ao próximo mês, serão realizados de 25 de janeiro a 7 de fevereiro, priorizando os segurados com final de benefício terminado com o número zero. 

Para os beneficiários com renda mensal acima do salário mínimo, os pagamentos serão feitos a partir de 2 de janeiro, priorizando os cadastros com o número final do cartão de 1 e 6. O pagamento referente a janeiro será creditado em 1º de fevereiro. 

Foto: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis