Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mudanças climáticas continuarão afetando duramente o agronegócio

Highslide JS

Empresas e profissionais do agro estão se preparando para as diferentes possibilidades meteorológicas deste verão. A previsão dos especialistas é que a estação seja de calor intenso e chuvas acima da média em algumas regiões, o que pode afetar diretamente a quantidade e a qualidade das produções.

A grande preocupação é com a incidência do fenômeno El Niño, que vai pelo menos até março. Novas ondas de calor não estão descartadas, e os produtores estão inseguros de como serão as ocorrências de chuvas.

Segundo o professor Geraldo Sérgio, coordenador do curso de Agronegócio da Fapam, o momento requer muita cautela, estudo e planejamento de todos os segmentos do agro.

Falando ao JM, ele pontuou algumas alternativas para que os produtores se previnam de eventuais perdas e começou destacando o seguro rural.

Outra ação sugerida pelo especialista é a qualificação da mão de obra. Nem sempre é necessário grandes investimentos financeiros, já que órgãos governamentais e outras entidades ligadas ao agronegócio oferecem cursos gratuitos para a capacitação em diferentes setores. 
A aposta em tecnologias também é um recurso que o produtor deve utilizar, porque o mercado oferece sistemas inteligentes, que ajudam a reduzir custos e tempo.

Desde o ano passado, com o fenômeno El Niño, o clima tem sido um obstáculo para o agro, principalmente por causa das fortes ondas de calor e da seca. 
E os efeitos podem se agravar, segundo Geraldo Sérgio. Como exemplo, ele citou a produção de milho, matéria-prima essencial para segmentos fortes da nossa economia.

Geraldo Sérgio orienta os produtores a buscarem informações junto aos órgãos governamentais, como IMA, Emater e o Sindicato Rural. Quanto mais o produtor estiver aberto ao conhecimento e a novas parcerias, menos ele sentirá os efeitos climáticos em sua produção. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis