Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sindicatos de classe na expectativa da contribuição assistencial: saiba o que é

Highslide JS

No início de setembro o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela constitucionalidade da cobrança de uma contribuição assistencial, ou negocial, para os sindicatos de classe, mesmo daqueles trabalhadores que não sejam filiados à entidade. 

Na verdade, esta já era uma tentativa dos sindicatos que se viram sem recursos financeiros para manter as atividades desde a reforma trabalhista de 2017, que extinguiu a antiga Contribuição Sindical.

Agora, com o aval do STF, que deve ter o acórdão publicado em breve, os sindicatos poderão instituir a cobrança para reforçar o caixa. Acontece que tem muita gente confundindo as coisas. 

A decisão da Corte não representa o retorno do imposto sindical, já que a contribuição será obrigatória. Quem esclarece isso é o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e Mecânicos de Pará de Minas, João Bosco e Silva: 

João Bosco tem boas expectativas quanto à nova contribuição e acredita que, se colocada em votação, os trabalhadores metalúrgicos irão aprovar a ideia, fazendo com que a entidade retome seus projetos suspensos há sete anos:

Os trabalhadores irão contribuir entendendo que todos eles foram beneficiados pelo trabalho realizado pelo sindicato. Aqueles que não quiserem pagar a contribuição, podem se opor. 

Foto: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis