Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Escolas particulares de Pará de Minas criam protocolo para a volta das aulas presenciais

Highslide JS

Segundo apuração do Jornal da Manhã, desde o mês passado que representantes das instituições de ensino particular em Pará de Minas estão se reunindo para discutir a elaboração de um protocolo único de retomada das aulas presenciais.

O setor também está sendo representado nas reuniões da Secretaria Municipal de Educação, através de Fernanda Faria, da Escola Estação do Saber. O objetivo é alinhar as regras para quando as escolas forem autorizadas pela prefeitura a receber novamente os alunos.

As discussões também estão alinhadas com as orientações do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), divulgadas na última semana. Os gestores não escondem a expectativa pelo retorno, mas sabem que será um período de adaptações e, como tal, vai exigir esforços de todas as partes para não colocar ninguém ao risco de contaminação pelo coronavírus.

O JM conversou com representantes de três escolas particulares de Pará de Minas para saber como estão as negociações. No Colégio Apogeu, que é o antigo Passos, o coordenador pedagógico Jorge Faria disse que o trabalho será bastante voltado para a conscientização. 

Jorge Faria também destacou o fato de a escola ter instalações amplas, o que ajudará a evitar aglomerações quando os alunos retornarem para as salas de aula. 

No Colégio Losango, que recentemente se mudou para um prédio maior na Praça Simão da Cunha, a incerteza sobre o novo momento é tratada como a principal dificuldade a ser enfrentada. O diretor Marcos Francisco Marques, o Marcão, foi quem conversou conosco.


Outro ponto abordado pelo diretor do Losango diz respeito às decisões familiares. Mesmo com a expectativa pelo retorno às aulas, não se sabe se todas as famílias vão liberar os filhos para o “novo” normal.

Colégio tradicional em Pará de Minas, o Berlaar Sagrado Coração de Maria, também está se adaptando. A subdiretora educacional Tânia Ferreira Hanke falou das novidades que estão sendo discutidas para as aulas presenciais.

Quanto à previsão de retorno, Tânia Hanke disse que é impossível prever, pois a decisão será tomada pelas autoridades estaduais e municipais. No entanto, ela explicou que a escola trabalha com um calendário letivo que só vai terminar no ano que vem.

Uma novidade no retorno às aulas presenciais será o rodízio de alunos nas escolas. Jorge Faria, Marcão e Tânia Hanke confirmaram a medida para evitar a aglomeração nas salas de aula. Dessa forma, o ensino à distância – adotado desde o início da pandemia – se tornará um complemento no processo de aprendizagem.

Foto: Arquivo da Rádio Santa Cruz FM e pexels.com - Ilustrativa







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis