Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mitos da vitamina D: não basta só tomar sol

Highslide JS

Cansaço, fadiga, desânimo e o sono excessivo podem estar ligados à falta de vitamina D no organismo. Esta vitamina hormonal tem a função de fortalecimento muscular, e por isso, a deficiência dela pode comprometer o bom funcionamento do corpo, impedindo ou dificultando a realização das mais variadas atividades do dia a dia.

Acontece que ao perceber a deficiência, muita gente acaba indo às farmácias para comprar uma suplementação vitamínica por conta própria, ou se expondo aos raios solares indiscriminadamente, já que o sol também é fonte dessa vitamina. 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, o JM conversou com a nutricionista Marília Alves, especialista em suplementação clínica e esportiva, que chamou atenção para o grande número de pessoas que têm buscado ajuda em seu consultório devido á falta da vitamina D. A profissional percebe que as rotinas mais exigentes acabam fazendo com que o corpo necessite de maior suplementação. 

Outra situação que vem chamando atenção dos profissionais da área, são estudos que apontam a possibilidade da deficiência de vitamina D estar relacionada à covid-19:

A nutricionista também lembra que os idosos sofrem mais com este tipo de deficiência vitamínica, daí a importância de uma atenção especial a este público: 

Perguntada sobre a exposição aos raios solares, considerada por muitos como principal fonte da vitamina D, Marília deixa bem claro que não é bem assim que as coisas funcionam: 

A exposição aos raios solares, dentro das orientações da nutricionista deve acontecer por pelo menos 30 minutos por dia para a absorção adequada da vitamina. Quanto à aquisição do suplemento nas farmácias, Marília explica que as capsulas são comercializadas livremente nas farmácias, mas é muito importante se submeter aos exames laboratoriais para saber a quantidade adequada da vitamina em cada situação, além do acompanhamento periódico com um profissional da saúde.

Fotos: Rádio Santa Cruz FM/Germano Santos







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis