Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Casos de dengue hemorrágica em Pará de Minas disparam: população precisa deixar a omissão de lado

Highslide JS

A grande movimentação de pessoas nas unidades de saúde de Pará de Minas confirma o crescimento dos casos de dengue e chikungunya no município. O cenário vem se agravando desde o carnaval e já forçou as autoridades de saúde a tomar várias medidas. Plantões nas UBS’s, mutirões de limpeza nos bairros e capacitação de profissionais para as doenças causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti são algumas das medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

A prefeitura também publicou decreto reconhecendo situação de emergência diante do elevado número de casos. Os registros apontam mais de duas mil notificações neste ano em Pará de Minas. E mesmo diante deste cenário, boa parte da população continua ignorando a epidemia que toma conta de Minas Gerais. É que 95% dos focos de dengue encontrados na cidade estão nos domicílios, de acordo com relatório dos agentes de saúde.

Agora um fato que pode contribuir para a mudança de postura da população é a confirmação do crescente número de pessoas que estão sendo vítimas do estágio mais avançado da doença. O Governo de Minas está tratando a situação como dengue grave, no entanto, popularmente falando as pessoas costumam se referir a ela como dengue hemorrágica.

É um estágio avançado da doença, que coloca o paciente em risco de morte. Segundo o Jornal da Manhã apurou, vários casos estão sendo registrados na comunidade. Duas das vítimas são as comerciárias Vanessa Oliveira, do bairro Recanto da Lagoa, e Fabiana Araújo, moradora do bairro Castelo Branco. Do surgimento dos sintomas até agora, elas têm enfrentado muitos problemas:

A manifestação dos sintomas foi muito forte nas duas pacientes, ao ponto delas terem muita dificuldade para se locomover:
Vanessa e Fabiana deixam um apelo às pessoas que ainda resistem em se prevenir da doença:

E ainda falando sobre a doença, a cidade de Divinópolis confirmou a primeira morte por dengue neste ano. O óbito consta no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. A vítima, do sexo feminino, tinha 70 anos.

Com os sintomas ela recorreu ao exame de laboratório, que confirmou a doença. O estado de saúde da paciente foi se agravando até que ela perdeu a vida. A Prefeitura de Divinópolis também confirmou um caso de chikungunya.   

Casos de chikungunya avançam

Balanço divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde confirma que Minas Gerais registrou mais nove casos de chilungunya dentro de 24 horas. Houve um aumento de 90% em relação aos primeiros meses do ano. No painel de monitoramento de arboviroses, foram registrados 48.580 casos prováveis da doença, dos quais 30.734 foram confirmados. E ainda existem 20 óbitos em investigação.

O número de mortes por dengue também aumentou. De acordo com o mesmo boletim, Minas teve mais seis mortes registradas no período de 24 horas, contabilizando 60. Quanto à zika, a Secretaria Estadual informa que foram registrados 98 casos prováveis e sete confirmados para a doença. Não há mortes confirmadas ou em investigação por zika em Minas.

Fotos: Myrtes Pereira - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa ASCOM - Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis