Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estacionamento 45 graus na Avenida Argentina gera desentendimentos entre motoristas e motociclistas

Highslide JS

O uso do estacionamento no modelo 45 graus tem gerado dúvidas e reclamações em motoristas. A queixa é com relação à presença de motocicletas em vagas que, em tese, deveriam ser dos carros.

Essa situação está acontecendo, por exemplo, na avenida Argentina, próximo ao Parque do Bariri. No local, há vagas de 45 graus nos dois lados do canteiro central, além de vagas específicas para as motocicletas.

O fato chegou ao Jornal da Manhã por motoristas que frequentam o local e estão revoltados com a presença das motos nas vagas que poderiam ser ocupadas por carros e caminhonetes. O JM esteve na avenida e constatou a ocupação. 

Acontece que o estacionamento das motocicletas nas vagas de 45 graus não é proibido, pelo menos na avenida Argentina. Segundo informações da Guarda Civil, estacionar a moto nas vagas seria ilegal somente se houvesse uma placa sinalizando tal proibição, o que não existe. 

Nos dois lados do canteiro central, existem placas horizontais sinalizando o início e o término da área de estacionamento 45 graus, além de vagas especiais para deficientes e idosos e da área de motocicletas. Não existe qualquer placa de proibição.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) também não especifica a parada em estacionamento de 45 graus. A legislação, porém, estabelece que o condutor da motocicleta é obrigado a estacionar em um ângulo perto de 90º em relação à calçada, salvo quando houver sinalização que determine outra condição. 

As regras também proíbem o estacionamento que impede a movimentação de outro veículo. O que as autoridades pedem aos condutores é bom senso, especialmente quando houver vagas específicas para alguns tipos de veículos. 

Com uma das maiores frotas do Centro-Oeste mineiro, Pará de Minas vive a falta de vagas de estacionamento, principalmente na região central, e planeja até implementar um sistema rotativo para dar mais oportunidades de parada aos motoristas.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis