A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou na última semana o programa “Futuro no Campo”, com o objetivo de investir no desenvolvimento econômico, social e educacional dos jovens que estão nas áreas rurais em todo o Estado.
Podem participar jovens de 16 a 29 anos, que seja filho de agricultores familiares ou produtores rurais, residente nos municípios conveniados à Emater. Além disso, é necessário ter o apoio da família para ingressar nas atividades. As inscrições serão feitas até o dia 22 de novembro presencialmente pela equipe nos escritórios locais.
A iniciativa oferece capacitações e acompanhamento técnico em vários segmentos, visando preparar esse público para entrar no mercado de trabalho, focando na sucessão familiar e na autonomia financeira, dando continuidade ao trabalho no campo e aprimorando os processos produtivos.
Em conversa com o Jornal da Manhã, a extensionista do escritório local da Emater em Pará de Minas, Kênia Lasmar, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento da produção rural, capacitando os jovens para a sucessão familiar.
A iniciativa vai beneficiar aproximadamente 500 jovens de toda Minas Gerais em 2025. O programa oferece capacitações em gestão de empreendimentos, cooperativismo, comercialização e inclusão digital.
Os cursos serão oferecidos em formato híbrido (presencial e virtual), proporcionando flexibilidade e maior alcance, abrangendo os projetos Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, que inclui as modalidade de Olericultura, Fruticultura, Apicultura e Avicultura de Postura.
O edital será voltado para ações de fomento, como notebooks, sementes, mudas, adubos, equipamentos. Cada jovem poderá se inscrever em um único projeto e ao longo do processo, contarão com acompanhamento técnico mensal da Emater.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Marco Evangelista/Imprensa MG (agenciaminas.mg.gov.br)