Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeito Elias Diniz vai propor a união nacional dos municípios para evitar o colapso do transporte público

Highslide JS

O prefeito Elias Diniz já está a caminho da capital federal, onde participará da 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também conhecida como Marcha dos Prefeitos.

O evento vai até a quinta-feira (28), devendo reunir mais de cinco mil participantes, entre prefeitos, secretários municipais, senadores, deputados e até os candidatos à presidência da República.

A marcha é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e acontece desde 1998, com exceção dos dois últimos anos, quando precisou ser cancelada por causa da pandemia de covid-19. 

É um evento onde os gestores municipais têm a oportunidade de debater as urgências e reivindicar do governo federal melhorias para suas cidades nos mais diversos setores. Na pauta de Elias Diniz, o assunto de principal destaque é o transporte público.

Ele defende a necessidade de os municípios se unirem para evitar o colapso na prestação do serviço. Segundo Elias, a responsabilidade não pode recair apenas sobre as prefeituras.

No início de abril, Elias informou que entre as alternativas estudadas pelas prefeituras estão a redução do ICMS sobre os combustíveis junto ao Estado e a criação do Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami). 
Esse programa terá o objetivo de custear as despesas com a oferta de passagens gratuitas no transporte.

Um fundo de R$ 5 bilhões será criado para viabilizar o repasse dos recursos aos municípios. A proposta já foi aprovada no Senado e está tramitando na Câmara dos Deputados. Questionado se há outras formas de subsídios, Elias Diniz afirmou que as soluções possíveis estão sendo avaliadas, mas o assunto não é simples de ser resolvido. 

Diretamente prejudicada pelo atual cenário econômico, a Turi aguarda uma definição rápida para manter a prestação do transporte público em Pará de Minas. Havia a possibilidade de a empresa suspender o serviço na última semana por falta de condições de operar, mas após uma reunião na prefeitura a chance de paralisação foi descartada temporariamente.

Segundo Djalma Júnior, o prefeito se mostrou sensível aos problemas, reconhecendo a realidade do setor no Brasil, e sinalizou quatro possibilidades de ajudar a empresa através de subsídios para o custeio da operação. Já a reunião agendada para a última semana não aconteceu. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis