Pará de Minas recebeu o primeiro lote com as novas vacinas contra a covid-19. Fabricadas pela farmacêutica Moderna, elas complementarão o esquema de imunização contra a síndrome respiratória, com a perspectiva de serem ainda mais efetivas contra o vírus.
De acordo com Juliana Viana, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, a nova vacina é atualizada para a cepa ômicron XBB 1.5, que está em circulação em boa parte do país. As doses já estão disponíveis na rede pública de Pará de Minas.
Diferente do que acontece com a vacina contra a gripe, que foi liberada para toda população acima de 6 meses de idade, o imunizante que protege contra a covid-19 é voltado apenas para o grupo prioritário.
Fazem parte desse público: idosos; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas em situação de rua, detentos e funcionários de presídios; e pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos de idade. Juliana Viana ressalta que a vacina da Moderna é segura e foi atestada pelos órgãos competentes.
De acordo com o painel de monitoramento da covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde, Pará de Minas registrou mais de 20 mil casos da doença desde a chegada do vírus em 2020. Desse total, 303 pessoas morreram por complicações da síndrome. A maior parte das infecções da covid aconteceu em mulheres, com 58% dos pacientes. Já a faixa etária mais acometida é de 30 a 39 anos.