Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novidade no setor de habitação da Caixa: banco vai incluir ITBI e as despesas de cartório nos novos contratos

Highslide JS

A Caixa Econômica Federal anunciou novidades para o setor de habitação. A partir de agora, o banco vai incluir o valor do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e os custos cartorários nos novos contratos de financiamento imobiliário.

Até então, o mutuário era quem arcava com essas despesas.  Para serem incluídos no financiamento, os custos não podem ultrapassar 5% do valor financiado pelo cliente para operações contratadas com recursos da poupança, ou 4% no caso de imóveis financiados com recursos do FGTS.

O valor do imóvel é limitado a R$ 1,5 milhão. Além desta novidade, a Caixa também confirmou a digitalização do processo de registro da escritura de imóveis. Atualmente, quem vai comprar o imóvel precisa levar o documento pessoalmente a um cartório depois que ele for assinado por todas as partes envolvidas, incluindo o banco financiador.

Agora, segundo a Caixa, o sistema do banco foi integrado ao dos cartórios de 14 estados brasileiros. O registro eletrônico deve começar a funcionar a partir de 13 de julho. Com isso, o banco espera reduzir a burocracia, e o tempo de espera pode cair de 45 para cinco dias, em média. A lista com os estados será divulgada posteriormente no site da instituição financeira. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis