Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Proprietários rurais só têm hoje para fazer a declaração do ITR

Highslide JS

Termina hoje o prazo para envio da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). O tributo incide sobre propriedades rurais e tem como base de cálculo o valor do terreno desconsiderando as benfeitorias. 

De acordo com a Receita Federal, cinco milhões e duzentos mil documentos foram enviados até a última quarta-feira (27) e a expectativa do órgão é chegar aos quase seis milhões.

O processo de envio da declaração é totalmente online, através do Programa Gerador da Declaração do ITR 2023, disponível para download na página da Receita Federal.

Também é obrigatório apresentar ao Ibama o Ato Declaratório Ambiental (ADA), junto ao número do recibo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ao final, será emitida a guia do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), para o pagamento do imposto.

Se o valor for inferior a R$ 100,00 o pagamento deve ser feito hoje em cota única. Valores superiores podem ser divididos em cotas de, no mínimo, R$ 50,00, segundo o Ministério da Fazenda.

Caso algum dado seja enviado de forma errada ou incompleta, é possível fazer uma declaração retificadora no programa da Receita, mas o contribuinte precisa ficar atento aos prazos. Declarações feitas depois de hoje serão multadas por atraso, assim como quem deixar de pagar a taxa. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis