Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mais uma fake news referente ao enfrentamento à Covid-19 circula pelas redes sociais

Highslide JS

O novo conteúdo disparado por meio dos grupos de WhatsApp diz que o termômetro infravermelho, usado para medição de temperatura na testa, traria danos à glândula pineal.

Esse órgão fica na parte central do cérebro, sendo responsável pela produção de melatonina, que é o hormônio que ajuda a regular os padrões de sono.  Ainda de acordo com a mensagem, o medidor de temperatura tem potencial cancerígeno, por isso a medição adequada seria na região do pulso.

A publicação teve muitos compartilhamentos no país e levou a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina a emitir nota explicando que os argumentos são falsos e o equipamento é totalmente seguro. 

Segundo o comunicado, o termômetro mede a intensidade da radiação de infravermelho emitida pela superfície de um corpo para inferir sobre a temperatura e não dispara radiação eletromagnética. A pasta diz ainda que não há comprovação científica de que o termômetro infravermelho cause problema intracraniano.

O JM aproveita esta notícia para reforçar a divulgação da página que reúne as principais fake news identificadas pelo Ministério da Saúde. Basta acessar o site oficial da pasta: saúde.gov.br, e clicar na aba coronavírus (covid-19).

Foto Ilustrativa: Reprodução







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis