Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Diante de surto de gripe, Secretaria de Saúde de Pará de Minas reforça atendimento nas UBSs

Highslide JS

A epidemia de gripe já afeta diversos estados brasileiros que dizem ter notado aumento incomum de atendimentos por influenza nas últimas semanas. Primeiro foi no Rio de Janeiro, depois São Paulo e aos poucos o vírus influenza voltou a ser uma preocupação nacional. 

Pará de Minas também está nesta lista. Por aqui o sinal de alerta foi aceso essa semana depois que a Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento de 130% na procura por atendimento no Hospital Padre Libério de pacientes com sintomas gripais. 

De acordo com o secretário Wagner Magesty, a média de atendimento no hospital para este tipo de enfermidade era de 60 a 70 casos por dia. Mas na última segunda feira, dia 27, este número saltou para 194 pacientes.

O número não só chamou a atenção das autoridades de saúde como fez com que as primeiras decisões fossem tomadas com o intuito de oferecer um atendimento mais amplo à população. Segundo Magesty, a primeira medida foi pelo reforço médico nas UBSs que ficam em locais com maior número de pacientes com sintomas gripais. 

O secretário lembra que a Unidade Sentinela, com horário estendido, continua funcionando na UBS Nossa Senhora da Piedade, antiga Policlínica, com atendimento das 7h às 20h. 
Também foi anunciado reforço, a partir de segunda-feira, no Hospital Padre Libério, que funciona 24h por dia.

A coordenadora de enfermagem da entidade, Maria Crispiniana do Carmo Machado, explica como tem sido o atendimento a estes pacientes. Ela, inclusive, orienta às pessoas com sintomas leves que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa, para não congestionar o atendimento no hospital. 

Embora o surto de gripe já esteja confirmado em Pará de Minas, devido ao aumento expressivo do número de pacientes com sintomas típicos do vírus influenza, tais como febre persistente, dores pelo corpo e calafrios, ainda não há certeza se o vírus em circulação por aqui seja mesmo o H3N2, que é o que tem provocado surto em grandes cidades ao redor do país.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis