Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Incêndios multiplicam, mas a Brigada 1 de Pará de Minas continua impossibilitada de atuar

Highslide JS

Criada em 2019 para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas florestais a Brigada de Incêndio de Pará de Minas, também conhecida como Brigada 1, está impossibilitada de atuar. 

Justamente agora, no período da seca, em que tradicionalmente aumentam os focos de incêndio na região, os voluntários estão de mãos atadas e não sabem quando voltarão a combater na linha de frente. 

O motivo é a Portaria 52 do Corpo de Bombeiros, que atualizou a Lei Estadual 22.839/2018. Entre outras diretrizes, ela estabelece o credenciamento das brigadas junto à corporação militar, determinação que tem travado a atuação dos brigadistas em Minas Gerais. 

Pode parecer um procedimento simples mas, na prática, não é bem assim. Segundo Jean Santos, coordenador adjunto da Brigada 1 em Pará de Minas, o credenciamento demanda de tempo e dinheiro:

Mesmo após conseguir o credenciamento, o que não tem data prevista, a Brigada 1 ainda terá de cumprir outro procedimento. Os voluntários precisarão passar por novo treinamento:

O brigadista entende a preocupação do Estado em querer certificar que os voluntários estejam preparados para combater os incêndios, mas lamenta a morosidade do processo, especialmente agora, quando entramos no período da seca. 
Jean, inclusive, informa que a Brigada 1 tem recebido denúncias de queimadas na região e que os casos aumentaram muito nas últimas semanas.

Qualquer denúncia sobre incêndios pode ser feita ao Corpo de Bombeiros pelo 193, ou também à Brigada 1, através do perfil no Instagram: @brigada1pminas. Todo caso reportado aos brigadistas é repassado para as autoridades responsáveis.

A Brigada de Incêndio de Pará de Minas é uma organização não governamental que atua em duas frentes: combate às queimadas e ações preventivas através de palestras, oficinas e atividades de educação ambiental. 

Foto Ilustrativa: Arquivo Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis