Um evento realizado na manhã de ontem, no estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio, marcou a criação da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Pará de Minas (AMAPM).
A entidade foi criada com o objetivo de facilitar as negociações entre o poder público, garantir melhores condições de trabalho à categoria e mais segurança aos passageiros.
Outra meta dos profissionais, segundo o diretor Celso Nogueira, é lutar pela criação de uma representatividade local do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte:
A Associação dos Motoristas de Aplicativo já levantou que Pará de Minas conta com motoristas disponíveis 24 horas por dia, mantendo a escala mínima de 10 profissionais durante a madrugada, nos dias de semana.
Já aos fins de semana o efetivo passa a ser de três aplicativos oficiais – Vaidicar, Parácar e Upcar –para facilitar o transporte dos passageiros. Celso Nogueira, que também é o diretor do Vaidicar, relata a preocupação da categoria em fazer valer a lei de regulamentação criada pela Câmara Municipal de Pará de Minas.
A respeito dos grandes aplicativos, como 99 e Uber, Celso informou que eles não demonstraram interesse na praça de Pará de Minas, mas caso isso aconteça serão bem-vindos ao município:
O SEST/SENAT Regional Divinópolis, parceira da mobilização e também do evento de ontem, atende 33 cidades do Centro-oeste mineiro, dentre elas, Pará de Minas. A instituição ofereceu várias prestações de serviços, como aferição de pressão arterial e até simulação de embriaguez no trânsito, como conta George Dutra, agente de mobilizações do SEST/ SENAT.
Alguns motoristas de aplicativo aceitaram fazer uma simulação de embriaguez, que consiste na utilização de óculos com visão duplicada, turva e sem profundidade. Além disso, eles passaram por pequenos cones em zig zag, experimentando assim a sensação de uma pessoa que se embriagou e tenta dirigir. Fernando Borges relatou como foi à experiência e aproveitou para fazer um alerta aos motoristas.
Sobre a instalação de uma sede administrativa da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pará de Minas, ainda não tem data para acontecer.