Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Morte de jovem após a retirada do dente siso assusta: especialista explica os riscos

Highslide JS

Considerado um procedimento comum na área odontológica, a extração dos dentes do siso virou assunto nacional, após a morte de uma jovem de 23 anos uma semana após ela ter passado pela cirurgia.

O óbito aconteceu na cidade de Leme, no interior de São Paulo. Segundo o boletim de ocorrência registrado pelo pai da vítima, a retirada de um dos dentes aconteceu no dia 10 de maio e, logo após a cirurgia, ela começou a se queixar de muitas dores no local.

Por causa disso, a jovem voltou ao consultório dentário duas vezes para avaliação e foi liberada. Também procurou atendimento médico em uma unidade da rede pública e, mais uma vez, foi liberada. 

Já no dia 15, ela foi internada com um quadro de infecção aguda, chamada de celulite facial. Também apresentava infecção bacteriana causada pelo acúmulo de pus, tecnicamente chamada de abscesso dentário pós-extração de siso. Ficou hospitalizada por 48 horas e faleceu depois de uma parada cardiorrespiratória. 

A Polícia Civil e a Prefeitura de Leme prometeram investigar o caso, que foi o segundo no Brasil neste mês de maio. Para entender melhor sobre a gravidade da cirurgia, o Jornal da Manhã conversou com a dentista Fernanda Morais Lopes, especializada na extração de dentes do siso.

Esses dentes são os últimos molares de cada lado dos maxilares e também os últimos a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Desta forma, quando resolvem aparecer geralmente ficam sem espaço suficiente para acomodação.

Com relação à cirurgia para retirada, Dra. Fernanda explicou que o pós-operatório é marcado por certo incômodo no local. Mas quando há alguma infecção é sinal de falta de cuidado, seja durante o procedimento ou depois dele.

Ao falar sobre os cuidados que devem ser tomados pelo paciente após a cirurgia, Dra. Fernanda Lopes ressaltou que eles são tão importantes quanto a medicação receitada corretamente. São orientações simples, mas de grande valia no processo de cicatrização. 

A especialista também comentou sobre os benefícios do sorvete, alimento muito consumido pelos pacientes na recuperação da cirurgia. 

Outra dica compartilhada pela dentista é evitar a exposição ao sol e optar por ambientes frescos para não estimular o sangramento. Quanto à necessidade de retirada dos dentes do siso, a especialista disse que a avaliação é feita após uma série de exames para certificar se isso não comprometerá outros dentes ou nervos. Há casos de pessoas que não precisam passar pela cirurgia.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com e Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis