Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Consciência do Novembro Azul avança, mas a vergonha e o preconceito ainda são grandes’

Highslide JS

O mês está chegando ao fim, mas as ações referentes a campanha Novembro Azul continuam movimentando as unidades de saúde de Pará de Minas.

Como se sabe, Novembro Azul é uma mobilização para a conscientização e respeito das doenças que afetam o corpo masculino, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ele é considerado o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. 

Só em 2020 foram registrados 65.840 novos casos da doença e quase 16 mil mortes confirmadas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Diante desses números, a realização das ações de conscientização e prevenção se torna ainda mais importante, segundo a médica Patrícia Lopes. Ela afirma que é essencial os homens superarem a vergonha e o preconceito, procurando atendimento médico periodicamente. 

A médica também lembra que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. No Brasil o SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos.

A porta de entrada para estes procedimentos é sempre a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do paciente. É através deste serviço que ele terá acesso aos encaminhamentos necessários. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis