Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novo LIRAa mostra como a população relaxou na prevenção da dengue

Highslide JS

A Vigilância Ambiental de Pará de Minas divulgou o novo índice de infestação do Aedes aegypti no município. Os dados constam no relatório do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, mais conhecido pela população pela sigla de LIRAa. O relatório mostra baixo índice de infestação do mosquito – 0,9% – mas isso não significa que a população pode baixar a guarda, no que diz respeito às medidas de prevenção, pois é no calor que os focos se multiplicam mais rapidamente.

Um dado que chama atenção, no novo LIRAa, é que 90% dos focos encontrados nos domicílios poderiam ser evitados, se os moradores dedicassem um pouquinho do tempo para acabar com a água parada em vários recipientes. O acúmulo de água parada nas calhas é a situação mais grave, devido à proporção delas. A Vigilância Ambiental pede mais consciência da população, porque a situação atual pode mudar de uma hora para outra devido ao relaxamento da população.

E a recomendação vem na hora certa, coincidindo com o alerta da Sociedade Brasileira de Infectologia para a probabilidade do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil, daqui a poucos meses. Os sorotipos 1 e 2 estão predominando no país neste ano, mas o risco está no sorotipo 3, que está muito presente no México e na América Central. As previsões são preocupantes diante da possibilidade de uma epidemia com mortes.

Há mais de 15 anos, o sorotipo 3 da dengue não causa epidemias no Brasil, por isso o retorno dele é arriscado por causa da baixa imunidade da população. O vírus da dengue tem quatro sorotipos. Quando um indivíduo é infectado por um deles, adquire imunidade contra aquele vírus, mas ainda fica suscetível aos demais.

E ainda existe o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente, por outro sorotipo. É o que pode acontecer com a infecção pelo tipo 3. A Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda que o poder público, principalmente nos municípios, priorize a capacitação de médicos e enfermeiros no sentido de reconhecer as formas graves de dengue. Fica também o alerta para a população se prevenir, porque o esforço precisa ser conjunto.

Foto Ilustrativa: ASCOM Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis