Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Deputado Eduardo Barbosa quer psicólogo na perícia do INSS

Highslide JS

Acompanhado de outros representantes da Câmara Federal, o deputado Eduardo Barbosa participou de uma reunião dos membros da Comissão de Seguridade Social e Família com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos de Oliveira. Durante o encontro, foi discutida a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a precarização do atendimento.

Os parlamentares defendem a necessidade de concurso público para o órgão sanar as filas que existem hoje na análise de processos. O ministro afirmou que tem uma chance de ter concurso ainda esse ano. 
Eduardo Barbosa chegou a questionar o ministro se nesse concurso está prevista a contratação de psicólogos para atuar na equipe multiprofissional da avaliação biopsicossocial da deficiência, que é o modelo de avaliação utilizado na concessão de benefícios, caso do BPC.

Segundo ele, dentro do INSS há uma cultura muito grande de avaliação puramente médica, e existe uma dificuldade na análise social e psicológica das pessoas. Na opinião do deputado, a contratação de psicólogos vai contribuir muito para que as avaliações ultrapassem a visão biológica.  E aí o ministro explicou que é necessária uma ação conjunta entre os ministérios do Trabalho e Previdência; da Cidadania; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para que a avaliação biopsicossocial seja implantada.

O ministro também se comprometeu a publicar uma Resolução que autoriza a presença de um intérprete de Libras durante a consulta da pessoa surda com o médico perito do INSS, reivindicação antiga do movimento surdo.

Foto: Reprodução/Eduardo Barbosa - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis