Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dificuldade de importação de potássio afeta o agronegócio: se tivesse incentivo do governo, realidade seria outra

Highslide JS

O potássio é um dos três nutrientes mais absorvidos pelas plantas, interferindo no crescimento, beleza e na qualidade dos vegetais. Acontece que grande parte do solo brasileiro não tem quantidades suficientes do mineral para garantir o desenvolvimento das lavouras. E esta deficiência exige dos produtores a realização da correção do solo, tarefa que nem sempre é fácil, já que o potássio utilizado para este fim, em sua maioria, é importado. 

O desafio aumentou agora, diante do cenário de economia fragilizada e dos reflexos da guerra na Ucrânia, devido às dificuldades de importação do insumo. Técnicos da Emater estão acompanhando o problema de perto. Segundo o extensionista agropecuário Fábio Alves de Morais, a situação é delicada:

radiosantacruzfmg.com.br · Fábio Alves De Morais 1

Fábio esclarece que seria possível extrair o potássio em território nacional, barateando e facilitando todo processo. Acontece que não há incentivo governamental para a exploração do nutriente no Brasil. 

radiosantacruzfmg.com.br · Fábio Alves De Morais 2

Diante das dificuldades para importação, muitos produtores têm buscado por alternativas que garantam o enriquecimento do solo, através da adubação com cama de frango e de suínos. Ainda assim, a substituição não tem se mostrado tão eficiente. O resultado é o encarecimento da produção agrícola que acaba pesando no bolso do consumidor final, comprovado nos recorrentes aumentos no preço das verduras, legumes e frutas. 

Foto: Ilustrativa/pixabay.com

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis