Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Divulgado o resultado da atuação dos radares nas estradas na última década

Highslide JS

Trechos de rodovias estaduais onde foram instalados os controles eletrônicos de velocidade, popularmente conhecidos como radares, apresentaram queda no número de acidentes na última década. 

Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), entre 2011 e 2022, o índice de acidentes nesses trechos diminuiu em 77%. Em números absolutos, a redução foi de 22 mil sinistros, em 2011, para 5 mil, em 2022, nos pontos sob responsabilidade do departamento. 

De acordo com a gerente de controle e segurança de tráfego do DER, Beatriz Pinheiro, por falta de informação, é comum motoristas reclamarem sobre excessos de aparelhos nas rodovias, mas os números são categóricos e demonstram que não existe fundamento para o discurso de ‘indústria da multa’. 

Ainda segundo ela, os dados mostram que apenas 0,08% dos veículos que passam pelos radares são multados. Beatriz Pinheiro reforçou, também, que nos locais onde há redutores de velocidade, os acidentes podem até acontecer, mas pelo fato de os veículos estarem em velocidades menores, a gravidade das ocorrências também diminui. 

Atualmente, o DER-MG tem em funcionamento 660 radares fixos e 62 pontos fiscalizados por 28 radares portáteis. A lista de todos os aparelhos, localização e velocidade regulamentada está disponível no site der.mg.gov.br.

Foto Ilustrativa: Reprodução/DER-MG






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis