Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dificuldade de contratações leva sindicato dos têxteis a fazer mobilização pela Santanense

Highslide JS

A Santanense, maior empresa têxtil de Pará de Minas, está vivendo uma situação bem diferente do primeiro semestre, quando a produção foi suspensa devido a diversos problemas.

Com a retomada das atividades a empresa reabriu as vagas, mas está encontrando dificuldade para repor o quadro de pessoal. O funcionamento pleno do parque fabril da Santanense exige perto de 500 funcionários.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Neuler Ribeiro, tem acompanhado de perto a situação e já manifestou preocupação em relação a isso, pois quanto mais a empresa produzir maiores as chances de crescimento e de mais contratações.

Neuler teme até mesmo a paralisação de algumas máquinas por falta de pessoal. Ele visitou a empresa, dias atrás, e constatou a dificuldade na contratação de mão de obra para diversos setores:

A falta de mão de obra no mercado nacional é geral. Em todo o país milhares de empresas estão anunciando vagas e os candidatos não aparecem. Por outro lado, a maioria de quem se apresenta não possui as habilidades necessárias ao cargo.

Especialistas de mercado acreditam que parte do desinteresse do trabalhador pela atividade formal se deve aos programas sociais ampliados pelo governo Lula. A soma dos auxílios financeiros é expressiva, principalmente para famílias com crianças em casa, daí muitos preferem adiar a volta à rotina de trabalho fora de casa.

E a dificuldade de contratações não acontece só no Brasil. Nos Estados Unidos existem mais de nove milhões de vagas em aberto e esse é um dos maiores índices de oportunidades desde o início dos anos 2000.

Por lá o desafio das empresas também é grande, forçando o aumento de salários para atrair e reter funcionários, o que reflete no aumento de preços dos produtos e serviços. De acordo com levantamento do governo americano, mesmo se todos os desempregados conseguissem uma colocação – e eles são quase 6 milhões de pessoas – o país ainda teria um déficit de 4 milhões de vagas em aberto.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução/Google Maps






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis