Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Final feliz para a Escola Professor Wilson: fantasma do fechamento deixou de existir

Highslide JS

Reviravolta no futuro da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães. A unidade de ensino, localizada no bairro JK, não será fechada a partir de 2024 e funcionará em sistema de coabitação entre Estado e Município.

A decisão da Secretaria Estadual de Educação já foi comunicada à direção da escola e confirmada ao Jornal da Manhã pela Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas. A novidade também foi divulgada na Câmara Municipal pelo professor Ronan de Oliveira Barros, durante uso da tribuna livre. 

Segundo apurou o Jornal da Manhã, a coabitação era uma das propostas que a superintendência apresentou à Secretaria de Educação, mas os critérios que influenciaram a mudança no futuro da instituição ainda não foram divulgados.

A partir do novo sistema de coabitação, o prédio abrigará turmas dos ensinos fundamental e médio da rede estadual e turmas do ensino fundamental da rede municipal. 

Emocionada, a diretora Patrícia Vasconcelos disse que ficou muito feliz com a decisão. Falando ao Jornal da Manhã, afirmou que quase chegou a desistir da luta pelo não fechamento.

O professor Ronan Barros solicitou o uso da tribuna na Câmara há mais de dez dias, antes do governo estadual mudar seu posicionamento. Coincidentemente, na data em que ele estava autorizado a falar na Câmara veio a notícia da coabitação.

Emocionado, ele agradeceu o empenho de toda a comunidade escolar, mas não deixou de falar das dificuldades enfrentadas pela instituição nos últimos anos. Desde 2019, através de decisões do governo de Minas em relação à educação, a escola perdeu muitos alunos, sobretudo no ensino médio de tempo integral.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereadora Irene Melo Franco, parabenizou a direção, os professores e todos os envolvidos na mobilização pela sobrevivência da escola. Lembrou das reuniões realizadas nos últimos meses e do carinho dos servidores com os alunos e a unidade.

Segundo informações repassadas pela direção da escola, a coabitação funcionará da seguinte maneira: de manhã, funcionarão as turmas do ensino fundamental (do 3º ao 9º ano) e as turmas do ensino médio de tempo integral (1º, 2º e 3º). Todas elas pertencem à rede estadual.

No período da tarde, serão destinadas seis salas para turmas da rede municipal de ensino, portanto, turmas do ensino fundamental. E à noite, a escola abrigará as turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), da rede estadual. 

Apesar da coabitação, a Secretaria de Educação de Minas Gerais informou ao Jornal da Manhã, em nota, que a Escola Professor Wilson de Melo Guimarães está em processo de encerramento gradativo da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). 

A oferta destas etapas de ensino será garantida pela Escola Municipal Professora Mércia Maria Chaves, no turno vespertino. 

Fotos: Germano Santos e Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis