Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Com medo de novas explosões, vereadores cobram cumprimento da lei que proíbe emaranhado de fios nos postes

Highslide JS

A preocupação de moradores e comerciantes das áreas que foram afetadas nas últimas semanas pelo corte de energia elétrica, devido à explosão de fios nos postes da Cemig, encontrou apoio na Câmara de Pará de Minas.O assunto foi abordado em plenário, forçando vereadores a cobrar medidas urgentes da prefeitura e, principalmente, da Cemig que é responsável pela prestação de serviços no município.

De uns meses para cá os postes pegando fogo passaram a ser vistos com maior frequência e quando o fato acontece em regiões mais movimentadas, o assunto logo cai na boca do povo.Foi o que aconteceu em dois pontos da rua Benedito Valadares e na praça Afonso Pena, próximo à Delegacia de Polícia. Além do susto, lojistas viram as vendas despencar, porque sem energia elétrica não conseguiam fazer as transações comerciais eletrônicas.

Mas também houve perigo para a saúde, segundo alertou o vereador Dilhermando Rodrigues, o Dilé. Ele ficou impressionado com a situação ocorrida na rua Benedito Valadares, há poucos metros do Hospital Nossa Senhora da Conceição:

A insatisfação do vereador Dilé também se deve ao descumprimento de uma lei aprovada em julho do ano passado, pela Câmara Municipal. Entre outras determinações, o texto proíbe terminantemente o emaranhado de fios em desuso nos postes.

Mas, de lá pra cá, nada mudou e os incêndios recentes servem de alerta para o risco de acidentes graves. O vereador Juninho JR também cobrou uma postura urgente do poder público. Do jeito que está a situação não pode ficar, disse ele:

O Jornal da Manhã questionou a Cemig se os casos ocorridos nas últimas semanas têm relação com o compartilhamento dos postes para a distribuição da energia elétrica e dos cabos das empresas de telecomunicações. 

A companhia informou que as três ocorrências são casos isolados e “não têm relação com a quantidade de cabos alocados nas estruturas. As causas foram falhas ocasionais na rede elétrica”.

Em relação ao compartilhamento de postes com as redes de telecomunicações, a Cemig informou que “a legislação vigente contempla as resoluções conjuntas das agências reguladoras de ambos os setores, Aneel e Anatel”.

A Cemig alega que tem instruído as empresas que compartilham os postes para ter uma melhor gestão de seus próprios ativos, cuja manutenção é de responsabilidade das próprias operadoras. A empresa informou ainda que “realiza inspeções e manutenções programadas das estruturas e podas de árvores em conflito com a rede elétrica, com o objetivo de prevenir desligamentos acidentais e melhorar a qualidade do fornecimento de energia para seus clientes”.

Foto- Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis