Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Onda de calor faz aumentar o consumo de água, mas concessionária garante que o abastecimento não será afetado

Highslide JS

A onda de calor e o período de seca na região começam a afetar a vazão dos mananciais que abastecem a população. Até o momento, as principais fontes de fornecimento de água são os ribeirões Paciência e Paivas mas, segundo a concessionária Águas de Pará de Minas, com a variação do consumo, o sistema de captação do Rio Pará já está preparado para complementar a demanda quando necessário.

Para os próximos dias é esperado um aumento significativo no consumo de água devido ao recorde de calor na cidade. Segundo o Instituto Clima Tempo, na próxima semana, os termômetros devem chegar à casa dos 37ºC, marcando um dos setembros mais quentes dos últimos anos.

Garantir o abastecimento de água neste período de altas temperaturas é uma preocupação em muitos municípios. Alguns estão usando recursos de propriedades particulares para não deixar os consumidores desabastecidos. É o que acontece, por exemplo, em Itu, no interior de São Paulo.

Por aqui, a concessionária responsável pelo serviço garante que há um planejamento para manter o fornecimento de água e atender toda a demanda, mesmo em períodos de calor extremo e estiagem. Márcia Freiberg, gerente de Operações, falou sobre o assunto. 

Por causa da crise hídrica vivenciada entre 2014 e 2015, a população de Pará de Minas mudou o comportamento de consumo de água. Segundo Márcia Freiberg, a variação de uso registrada na cidade é menor se comparada a outros anos, o que favorece a vazão dos mananciais.

A média de consumo em Pará de Minas, segundo a concessionária, é de 135 litros por habitante/dia. A média nacional é de 150 litros por habitante/dia.

Além das ações de conscientização junto aos moradores e empresas, a Águas de Pará de Minas continua fiscalizando as  causas que levam à perda de água. Atualmente, 17% do que é produzido na cidade é perdido, seja por ligações irregulares ou vazamentos. Neste quesito, o município também está abaixo da média nacional, que é de 40%.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis