Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Primeira morte por gripe aviária deixa o agronegócio em alerta

Highslide JS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um comunicado após confirmar a primeira morte por gripe aviária no mundo. O óbito foi de uma mulher, de 56 anos, que morava na China.

Ela apresentou sintomas em 22 de fevereiro e no dia 3 de março precisou ser hospitalizada em razão de uma pneumonia grave. A morte ocorreu poucos dias depois, em 16 de março. Após os exames, o governo local confirmou que a paciente foi infectada pelo vírus H3N8, causador da gripe aviária.

Ainda segundo a OMS, a mulher tinha comorbidades e um histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro da própria casa. Até o momento, três casos de gripe aviária foram identificados em humanos em todo o mundo.

Diante do acontecimento, a entidade informou que, com base nas informações disponíveis, o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, mas devido à natureza de constante evolução dos vírus influenza é necessária a vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes.

O Brasil ainda não registrou nenhum caso de gripe aviária em aves ou humanos, mas países do continente sul-americano, como Chile, Bolívia, Argentina e Uruguai já detectaram a doença em seus territórios.

A preocupação por aqui é maior, pois o Brasil é o principal exportador mundial de frango, e Pará de Minas é uma das grandes regiões produtoras. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assim como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), tem tomado medidas de restrição de aglomeração de aves e reforçado, junto aos avicultores, a importância de tomar os cuidados necessários nas granjas para evitar a chegada do vírus. 

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis