As atividades fazem parte do Agosto Verde, mês dedicado à conscientização sobre esse tipo de complicação associado ao diabetes. Hoje, a partir das 9h30, acontecerá uma oficina de confecção de protetores de calos, ministrada pela terapeuta ocupacional Erica Aguilar.
Já na quinta-feira (22), às 8h, acontecerá uma palestra sobre feridas em pés de pessoas com diabetes, onde serão discutidas estratégias de prevenção e o manejo adequado. A palestra será ministrada pela enfermeira estomaterapeuta Dayane Brito.
O pé diabético é uma complicação da doença e se manifesta por meio de uma ferida nos membros inferiores, agravada por uma infecção. Pode ser associada a outras complicações, que costumam surgir de forma isolada ou em conjunto, como alteração da sensibilidade nos pés, deformidades ortopédicas ou comprometimento vascular.
Essas alterações facilitam o desenvolvimento das lesões e dificultam a sua cicatrização. O fisioterapeuta Guilherme Maia Morais chama atenção para o fato de que a conscientização sobre o pé-diabético pode evitar várias complicações, principalmente os quadros de amputação de membros.
As palestras da semana são destinadas aos associados e acontecerão na sede da Assodipam, na rua Geraldo Antônio dos Santos, nº 87, bairro Dom Bosco. Outras informações pelo telefone (37) 99804-5262.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz