Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novidade no mercado: geladeiras ganham subclassificação de energia elétrica

Highslide JS

A partir de agora todas as geladeiras que chegarem ao comércio brasileiro, fabricadas nacionalmente ou importadas, devem exibir a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

A nova etiqueta introduz as subclasses A+++, A++ e A+ para classificar os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”. Com essa mudança, o Inmetro pretende destacar para o consumidor qual o produto que realmente gasta menos energia. 

Além disso, o selo introduz um QR Code que vai remeter o consumidor ao status do registro do refrigerador, “se ele está ativo, inativo, suspenso ou cancelado”. O ideal é que o status esteja “sempre ativo”, pois significa que aquele refrigerador atende os requisitos estabelecidos no regulamento.

Apesar de a resolução ter entrado em vigor somente ontem, alguns produtos já estão sendo comercializados com as etiquetas, segundo confirmou o gerente da Zema em Pará de Minas, Alessandro Barros. Ele define a mudança como uma segurança maior para o consumidor.

Alessandro informou ainda que a resolução do Inmetro faz com que as empresas invistam cada vez mais em tecnologia para reduzir o consumo de energia dos aparelhos, beneficiando o consumidor.

O comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM 






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis