Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Disputa pelo título de capital nacional do pequi já tem três cidades no páreo

Highslide JS

Mais uma cidade vai entrar na disputa para ser considerada a capital nacional do pequi. E pelo nome, já dá para imaginar o nome dela.

Isso mesmo. Com pouco mais de quatro mil habitantes e distante 25 km de Pará de Minas, o município de Pequi está reivindicando esse reconhecimento pelo fato do fruto estar totalmente ligado à sua história.

Segundo informação de Juvenal Heráclito Barbosa, o Borazinho, a prefeitura já está se movimentando em torno disso. Ele e todos os outros moradores entendem que o título seria muito justo, não só pela história como pela abundância do fruto.

Borazinho também ressalta que o título de capital nacional do pequi faria uma justa homenagem aos trabalhadores rurais que têm como principal fonte de renda a comercialização do fruto nas cidades da região:

Mas, pelo visto, a busca pelo título vai ser das mais acirradas. É que o deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou projeto em Brasília para oficializar a cidade de Montes Claros como capital mineira do pequi. 
O fruto também é muito popular no Norte de Minas. No texto, o deputado diz que “bares e restaurantes de Montes Claros elaboram pratos com ingredientes típicos do cerrado, tendo o pequi como carro-chefe”. 

E a disputa não termina aí. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ironizou a proposta do deputado mineiro, dizendo que o pequi é símbolo da culinária goiana e está ligado à cultura de lá. Ele pretende, inclusive, acionar a bancada do estado na Câmara Federal para impedir a aprovação do projeto. Nas redes sociais o governador disse o seguinte:

“Vamos fazer uma acordo aqui: a gente deixa o trem e o pão de queijo pra vocês, mineiros, e em troca ninguém mexe no nosso pequi”. 
É pelo visto será uma disputa das mais acirradas. Quem será que vai ficar com o título de capital nacional do pequi – a cidade de Pequi, Montes Claros ou as terras goianas?

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis