Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Faemg sai em defesa dos pecuaristas de leite: setor enfrenta sérios problemas

Highslide JS

“A pecuária leiteira tomou um coice no estômago de uma vaca mal piada”. Essa declaração é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, para resumir a situação da atividade leiteira no Estado em 2023. 

Desde o início do ano, os pecuaristas têm chamado atenção das autoridades para a grave crise no setor diante dos altos números de importação de leite em pó, vindo, principalmente, dos vizinhos Argentina e Uruguai. 

Esse movimento desequilibrou o mercado interno e provocou a queda drástica dos preços pagos aos produtores, especialmente os pequenos e médios. Em contrapartida, os custos de produção mantiveram-se em alta, fazendo com que a conta fechasse no vermelho em vários meses. 

O presidente da Faemg defendeu medidas mais efetivas de segurança aos produtores, alegando que a pecuária leiteira apresenta uma peculiaridade significativa em relação a outras atividades do agro. 

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), somente no primeiro semestre deste ano, o Brasil importou um bilhão de litros de leite, volume 300% maior que o mesmo período de 2022.

A intensidade da importação forçou muitos produtores a deixar a atividade. Em Minas Gerais, segundo o presidente da Faemg, de 8% a 10% dos pecuaristas não conseguiram se manter no ramo e essa baixa pode gerar outro problema a médio e longo prazo: o desabastecimento de leite.

Ainda na entrevista, De Salvo reforçou a necessidade de mais políticas públicas para o setor. 
Segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço do leite pago ao produtor em 2023 sofreu queda de 24,8%. Isso reflete diretamente em Minas Gerais, pois o estado é o maior produtor de leite do país, responsável por 27% da produção nacional. 

Fotos: Reprodução faemg.org.br e Ilustrativa pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis