Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Economista analisa o mercado e dá dica importante aos consumidores

Highslide JS

Em um ano marcado pela desvalorização do real frente ao dólar e por mais problemas na economia nacional em virtude da pandemia de covid-19, a inflação fechou 2021 em 10,06%, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE.

Trata-se do maior resultado dos últimos seis anos. Na comparação com 2020, quando o indicador registrou 4,52%, a diferença é ainda mais significativa, com alta superior a 120%, e também muito além da meta estipulada para o ano, que era de 3,5%, com teto em 5%.

O economista Eduardo de Almeida Leite afirma que a alta expressiva na inflação já era esperada pelo mercado diante dos acontecimentos em 2021, tanto no cenário internacional quanto nas medidas tomadas pelo governo federal. 

Usando o combustível como principal exemplo, ele citou os principais fatores para esse crescimento. 

Para este ano, a previsão do mercado financeiro, segundo o Banco Central, é que a inflação diminua e chegue aos 5,03%. Eduardo Leite também vê essa perspectiva de queda, mas acredita que controlar o IPCA será o maior desafio para o governo e as famílias brasileiras.

Como dica para fazer o dinheiro do consumidor render mais, Eduardo Leite recomenda a boa e velha pesquisa de preços, que pode ser fundamental no orçamento do mês.

Eduardo Leite lembra ainda que, além da pandemia e outras situações de mercado, a economia deverá ser influenciada pelo período eleitoral, já que em outubro serão definidos presidente, governadores, senadores e deputados. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis