Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Retorno dos calçamentos em determinadas regiões anima profissionais da área

Highslide JS

Já faz algumas décadas que o asfalto passou a tomar conta das vias públicas, sendo adotado como principal forma de pavimentação. Isso se deu pela praticidade de instalação da manta asfáltica e pelo conforto para o tráfego de veículos, já que a superfície lisa favorece o trânsito.

Mas os efeitos dessa opção são claramente sentidos pela população e a natureza, que ficou completamente coberta pelo pavimento, impermeabilizando o solo. Ambientalistas têm recomendado a substituição do asfalto pelo velho e bom calçamento. 

A Prefeitura de Pará de Minas vem desenvolvendo algumas obras de pavimentação, recuperando o asfalto danificado, como na rua João Alexandre, no bairro Dom Bosco. 

Mas existem algumas vias que receberão a pavimentação pela primeira vez e para esses locais a opção foi pelo calçamento com pedras, as chamadas calçadinhas. É o que está acontecendo na Avenida Brasil, num trecho de aproximadamente 250 metros, entre a rua Joaquim Peregrino e o Shopping Fábrika Mall, no bairro São Cristóvão.

No local, nós conversamos com o calceteiro Marcos Antônio Silva, que é responsável pelo trabalho. Ele se mostrou satisfeito com o retorno dos calçamentos, reconhecendo nesse processo a melhor opção para a organização das cidades. 

Outro benefício apontado por Marcos Antônio é a manutenção. Diferente do asfalto, nas ruas de calçamento é possível substituir as pedras caso seja necessário e até retirá-las para a realização de obras subterrâneas. Em seguida, é só recolocá-las, sem qualquer prejuízo. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis