Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Crescimento da doença de Chagas na região é preocupante

Highslide JS

Hoje é o Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas e neste ano existe um motivo a mais para que seja dada visibilidade ao tema. O número de pacientes positivos para a doença tem aumentado, com destaque para 2022. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na região Centro Oeste de Minas foram registrados em 2019, 8 casos, já no ano seguinte o número subiu para 10. 

Em 2021 foram 17 notificações e no ano passado o salto foi alarmante, somando 107 casos na macrorregião. Diante disso as autoridades de saúde reforçaram as campanhas de conscientização e combate à doença. 

Na Regional de Saúde de Divinópolis o trabalho tem sido realizado através da vigilância ativa nos 41 municípios que fazem parte da Macrorregião Oeste, a partir de visitas em unidades domiciliares com inspeção criteriosa. 

De acordo com Nayara Dornela Quintino, Referência em Vigilância Epidemiológica da Doença de Chagas da Regional de Saúde de Divinópolis, outra frente de trabalho é o Programa de Rastreamento, que visa convocar as pessoas para se submeterem aos exames a fim de verificar se estão contaminadas. Ela informa quem são as pessoas que devem ser examinadas:

Segundo ela, a partir deste exame de sorologia, será possível verificar se o paciente possui a doença em sua forma crônica que, na maioria das vezes é silenciosa, e o paciente sequer sabe que está doente. 

Estima-se que entre 1 a 2,4% da população brasileira tenha doença de Chagas crônica. Os pacientes com Chagas que não apresentam nenhum sintoma representam 70% dos casos. Nayara Quintino também alerta para a importância da identificação do principal hospedeiro do vetor da doença, que são os insetos popularmente conhecidos como barbeiros.

A orientação é que, quando encontrados, eles não sejam mortos. É preciso recolhê-los adequadamente e enviá-los para análise. Em Pará de Minas, para obter mais informações, basta entrar em contato com a Vigilância em Saúde, pelo 37/ 3231-7722.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Serrana







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis