Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Por que os pais não têm levado suas crianças para receber a vacina contra a pólio?

Highslide JS

Pará de Minas continua longe de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em relação à vacinação contra a poliomielite. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que somente 44% das crianças de um ano aos menores de cinco anos receberam as doses da vacina neste ano. Esse índice representa cerca de duas mil pessoas.

O percentual é considerado baixo e, ao mesmo tempo, preocupante, tendo em vista que a meta é imunizar 95% deste público, o que corresponde a 4.496 crianças, ou seja, a cobertura não atingiu nem a metade do que é desejado.

Érica Regina da Silva, chefe do Setor de Imunização, lamenta a baixa procura e diz que o município está tomando todas as medidas possíveis para conseguir aumentar esses números e garantir que a poliomielite não volte a acometer as crianças:

Para o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, entre os motivos para a baixa cobertura vacinal estão as fake news, que atrapalharam o processo de imunização não apenas da pólio como  de outras doenças, especialmente a covid-19. Magesty deu o exemplo do Sarampo, que estava erradicado no país e voltou a ser registrado após a queda dos índices de vacinação. 

Diante desse exemplo e do que está acontecendo com a vacina contra a polio, o secretário pede a colaboração dos pais, alegando que a imunização é um ato de “cidadania e responsabilidade”. 

Infelizmente os dados de Pará de Minas são um reflexo do que acontece em todo o estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em Minas Gerais menos de 40% do público-alvo se vacinou contra a poliomielite.

A campanha nacional de imunização da doença vai até o próximo dia 9, mas autoridades e profissionais de saúde mineiros temem que o estado fique vulnerável a um possível retorno da doença, erradicada no Brasil há mais de 30 anos. A preocupação ocorre após os Estados Unidos registrarem, em julho, o primeiro caso de poliomielite desde 2013, que deixou paralisado um jovem adulto não vacinado.

Um mês antes desse registro, autoridades do Reino Unido pediram aos pais que vacinassem os filhos depois que o vírus foi encontrado em amostras de esgoto de Londres, 40 anos após o último caso de pólio naquele país.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis