Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câmara denuncia más condições do Centro Pop: Secretaria de Assistência Social nega

Highslide JS

O Centro Pop de Pará de Minas, especializado no atendimento de moradores de rua, foi alvo de várias críticas na Câmara Municipal nesta semana. Um mês e meio depois da primeira visita ao novo endereço, um grupo de vereadores percebeu uma situação que desagradou bastante.

Eles denunciam más condições de atendimento e falta de estrutura física do espaço. Depois de funcionar durante vários anos na Rua Coronel Domingos, o Centro Pop se mudou para a Praça Galba Veloso.

A transferência de local foi necessária porque o proprietário do imóvel não quis renovar o contrato. Os vereadores desaprovaram o novo espaço por entender que está sem condições de oferecer atendimento digno a quem precisa do serviço. 

O primeiro a se manifestar foi Juninho Jr:

Já o vereador Luiz Lima ficou impressionado com a falta de acessibilidade no Centro Pop. Ele citou uma situação constrangedora que chegou ao seu conhecimento:

O vereador Cleber Gonçalves lamentou a falta de profissionais qualificados:

Foi solicitado à presidência da Câmara a criação de uma comissão para apurar integralmente a situação do Centro Pop. 
As manifestações dos vereadores surpreenderam o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, que é responsável pelo serviço criticado.

Ele nega que os moradores de rua estejam recebendo atendimento de baixa qualidade. Medina informou também que mesmo sendo um imóvel antigo, a nova sede do Centro Pop está passando por adequações:

O secretário informou que a meta da gestão municipal é construir uma sede própria para o Centro Pop, mas não se trata de um projeto imediato devido aos custos. A prefeitura está tentando viabilizar os recursos em Brasília:

E sobre as declarações feitas pelos vereadores no plenário da Câmara, Flávio Medina pediu mudança de comportamento:

O Centro Pop de Pará de Minas é a nova versão da Casa da Acolhida que foi criada há vários anos pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade para cuidar temporariamente dos moradores de rua.
Depois veio a lei federal que transferiu essa responsabilidade para as prefeituras, mediante o repasse de recursos para custeio de parte dos gastos com a prestação de serviços.

No ano passado, o Centro Pop fez 2.840 atendimentos e em 2021, até o final de agosto, o número já passou dos 4.000. Entenda-se por atendimentos desde a ajuda na liberação de documentos, passagens de ônibus, banhos, refeições e pernoites.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis