Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Muitas comemorações neste Dia dos Namorados. Mas a pergunta do momento é: Você sabe se relacionar?

Highslide JS

O distanciamento social dificultou os relacionamentos mas não ao ponto de fazer com que esse 12 de junho caísse no esquecimento. Como as redes sociais vem registrando desde as primeiras horas do dia, são muitas as mensagens especiais que estão circulando mundo afora. Em Pará de Minas, o amor também está no ar, inclusive com ótimas expectativas para os encontros de logo mais que, por causa da pandemia, deixarão de acontecer em ambientes públicos, caso dos bares e restaurantes.

Mas o Dia dos Namorados também merece destaque pelas reflexões que ele propõe, principalmente em tempos de relações cada vez mais efêmeras. A construção de um relacionamento saudável exige muito, segundo especialistas no assunto, começando pela dedicação ao outro. A pedido do Jornal da Manhã a psicóloga Maria Elisa Oliveira listou dicas que ela considera imprescindíveis para o sucesso da vida a dois, em qualquer estágio.

A lista começa pelo respeito ao outro, por isso deve-se buscar sempre pessoas que compartilhem os mesmos valores pessoais que você aprecia. Aquele ditado de que os opostos se atraem não funciona mais. A confiança também aparece no topo dos relacionamentos duradouros. Seja transparente, não minta por pior que seja a situação. Grandes feridas aparecem por causa das mentiras. Tenha tempo para os dois, aprenda a equilibrar a agenda com seu parceiro, do contrário a distância vai ficando insuportável.

Saiba ser feliz sozinho também, não deposite todos os seus sonhos no relacionamento. Demonstre carinho e afeto, diga sempre o que sente, tenha paciência, não faça ameaças e nem seja egoísta. As brigas continuarão existindo, mas o sucesso do relacionamento está justamente na maneira com que lidamos com as desavenças do cotidiano. Admita seus erros, não seja orgulhoso, e saiba perdoar porque isso ajuda a superar os erros do passado e a permitir uma mudança de atitude ou de valores em uma relação.

Maria Elisa também lembra a importância de se valorizar o outro, assim como de incentivar a cara metade. Relacionamentos não são como receita de bolo mas, de um modo geral, eles precisam ser sustentados em valores essenciais. Quando o egoísmo entra em cena, criando a desigualdade do dar e receber,  a balança vai pendendo para o desgaste, até tudo acabar. E aí, tarde demais, as pessoas se dão conta do que perderam.

E pra você que ainda não sabe a origem das comemorações de hoje, a história do Dia dos Namorados vem do império romano onde São Valentim, que era bispo da Igreja Católica, desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações matrimoniais de forma secreta, até que foi descoberto e condenado à morte. Já no Brasil a data se popularizou com Santo Antônio, devido às pregações em que ele destacava a importância do amor na vida das pessoas. Eram tantas mensagens bonitas, que não deu outra: ganhou o título de santo casamenteiro.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis