A Igreja Católica celebrou ontem o Dia da Sagrada Família, uma data especial que levou os fieis a refletirem sobre a importância da família e a seguirem o exemplo de Jesus, Maria e José.
A data é celebrada sempre no primeiro domingo após o Natal, e propõe que neste dia, todos possam dedicar um momento para fortalecer os laços familiares e promover a harmonia dentro do lar. Muitas paróquias realizam celebrações especiais, com missas e eventos voltados para as famílias.
Exemplo de amor, respeito e solidariedade a Sagrada Família ainda inspira famílias na sociedade atual. De acordo com o Padre Geraldo Gabriel de Bessa, é perceptível muitos núcleos familiares ainda valorizam a importância do diálogo e da participação nas atividades comunitárias:
Padre Geraldo Gabriel
Além da dimensão religiosa, o Dia da Sagrada Família também leva à refletir sobre a importância de cuidar e valorizar nossos entes queridos. Em tempos de correria e desafios diários, torna-se essencial a reserva de um tempo para estar juntos, compartilhar experiências e reforçar os laços, sempre que possível.
Padre Geraldo Gabriel também lembra as transformações que vêm ocorrendo no conceito de família ao longo dos anos e que precisam ser observadas e respeitadas:
Padre Geraldo Gabriel
De acordo com a CNBB, a Festa da Sagrada Família também convida à reflexão sobre a importância da família na vida cristã, lembrando que “a família é um espaço sagrado onde a fé é vivida e transmitida”.