Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Procon orienta moradores de apartamentos sobre as entregas: prestação de serviços deve ser bem esclarecida

Highslide JS

No início do mês uma ocorrência policial no Rio de Janeiro chamou atenção de quem trabalha com delivery, sobretudo entregando comida em prédios e condomínios residenciais. Foi quando um entregador chegou a ser baleado por um policial militar que tinha se recusado a ir até a portaria para receber a encomenda. 

Já no portão do endereço o consumidor exigiu que o entregador levasse o lanche até a casa. Mesmo explicando que não era obrigado a subir, os dois começaram a discutir por mensagens no aplicativo. Em seguida o militar foi até a portaria, onde a discussão ficou mais acalorada, resultando em ameaças e até o disparo de arma de fogo contra o trabalhador.

O assunto repercutiu em todo o país e muitos entregadores, assim como usuários de aplicativos de comida começaram a buscar informações sobre o tema. Afinal, o entregador é obrigado a subir até o apartamento? Existe alguma legislação que obrigue ou proíba este tipo de atendimento? 

O JM buscou informações junto ao Procon de Pará de Minas. E de acordo com o advogado, Bruno Souza, coordenadora do órgão de defesa do consumidor, não há uma lei específica sobre o assunto. Segundo Bruno, prevalece, neste caso, combinado entre o consumidor e o prestador do serviço:

Questionado se seria necessária alguma mudança no Código de Defesa do Consumidor, a fim de incluir este tipo de orientação, o advogado disse que não. 
Bruno acredita que esta é uma questão de interesse local, o que significa que os municípios é que precisam legislar sobre o tema de acordo com sua realidade:
Diante deste quadro, o advogado orienta que, ao fazer um pedido por aplicativo, seja bastante claro sobre as orientações referentes a endereço, ponto de referência, entrada ou não no prédio ou condomínio. A troca de informações antecipadas sobre a entrega de encomendas pode evitar conflitos e desencontros. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis