Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA está em alerta com o surgimento de casos de influenza aviária

Highslide JS

O escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Pará de Minas também está em alerta para o surgimento de casos da influenza aviária de alta patogenicidade, vírus H5N1. 

Como a região é uma grande produtora de aves, o IMA está intensificando as medidas de prevenção da doença, que nunca foi registrada em território mineiro. 

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é altamente contagiosa e afeta principalmente aves domésticas e silvestres. Até o momento, foram notificados focos dela em países vizinhos como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Chile.

Segundo o IMA, essa é a maior epidemia do H5N1 ocorrida no mundo e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais. 

César Augusto Anício Marques, médico veterinário e fiscal agropecuário do IMA de Pará de Minas, explica que o período de maior migração de aves do Hemisfério Norte para a América do Sul vai de novembro a abril. Por isso é fundamental o reforço das medidas de biosseguridade pelos produtores, com o objetivo de reduzir os riscos de ingresso e disseminação da influenza.

Além dos sintomas informados pelo médico veterinário, também são sinais clínicos o andar cambaleante, torcicolo e diarreia. 
O IMA pede que os avicultores reforcem as medidas de biosseguridade das granjas, evitando principalmente o contato de aves silvestres e de pessoas alheias ao sistema produtivo com as aves de produção.

A doença é uma zoonoses, ou seja, pode ser transmitida para o ser humano por meio do contato com aves infectadas - vivas ou mortas - ou ambientes contaminados. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis