Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Morte de adolescente por mordida de morcego hematófago reascende alerta sobre a raiva humana

Highslide JS

Após confirmar a morte de um adolescente de 12 anos por raiva humana, na região do Vale do Mucuri, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está executando medidas preventivas contra a transmissão da doença em Minas. 

A vítima fatal foi um garoto indígena, que morreu no início do mês após ser mordido por um morcego hematófago. Uma menina da mesma tribo e da mesma idade também foi mordida e está internada no Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte, com quadro estável. O resultado do exame dela ainda não foi divulgado. 

A raiva é uma zoonose provocada por um vírus transmitido por mamíferos, que compromete o sistema nervoso central, causando encefalite e podendo levar à morte. A contaminação ocorre quando a pessoa é mordida, lambida ou mesmo arranhada por animais infectados, como gatos, cachorros e morcegos.

Para controlar a disseminação da raiva pelo território mineiro, a secretaria anunciou que colocou em prática medidas presentes no Programa de Vigilância, Profilaxia e Controle da Raiva. 

Entre as ações estão a identificação da fonte de infecção, busca ativa de pessoas sob exposição de risco ao vírus, bloqueio focal e divulgação do caso na região, com objetivo de alertar as pessoas sobre as formas de transmissão e prevenção da raiva.

A forma mais eficaz de combate à doença é a vacinação antirrábica. Neste ano, a secretaria informou que a campanha de imunização animal, canina e felina será realizada nos meses de agosto e setembro pelos municípios. Em Pará de Minas, o cronograma ainda não foi divulgado pela prefeitura. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis