Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Infecções sexualmente transmissíveis é tema da campanha Dezembro Vermelho. Casos de sífilis e Aids preocupam em Pará de Minas

Highslide JS

A chegada de dezembro aquece as discussões sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Neste mês é realizada a campanha Dezembro Vermelho, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção a essas infecções, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

A mais conhecida entre as infecções é a Aids, causada pelo vírus HIV. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que, de janeiro de 2021 a de novembro de 2023, mais de 6.500 pessoas de 20 a 34 anos receberam diagnóstico da doença em Minas. 

Em Pará de Minas, na mesma base de comparação, foram 53 casos, sendo 23 em 2021, 16 no ano passado e 14, até o final de novembro deste ano. 

Outra IST conhecida é a sífilis. Neste caso, os números são mais preocupantes em Pará de Minas, pois, além de maiores, estão aumentando ano após ano. Desde 2021, foram 419 casos: 108 em 2021, 141 no ano passado e 170 nos onze meses de 2023. 

A prevenção é sempre o melhor remédio contra as infecções. Nesse sentido, o  uso de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão. As consultas médicas regulares também são recomendadas, pois elas podem diagnosticar alguma infecção, e, quanto mais cedo a identificação, mais chances de o tratamento ser eficaz.

Vale lembrar que a rede pública de saúde, o SUS, oferece atendimento, diagnóstico e tratamento gratuitos. Basta procurar a UBS mais próxima de sua casa.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis