Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Reunião política define estratégia de atuação para implantação dos cursos de engenharia na cidade

Highslide JS

Pará de Minas deu mais um passo para a implantação do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com a oferta de cursos de engenharia. Uma reunião realizada ontem no gabinete do prefeito Elias Diniz garantiu o apoio de parlamentares ao pleito municipal e definiu as responsabilidades de cada parte envolvida nesse processo para agilizar os trâmites junto à reitoria da instituição e apresentar a proposta ao Ministério da Educação.

O encontro, que durou quase duas horas, contou com a presença de Elias Diniz, dos deputados federais Reginaldo Lopes (PT) e Domingos Sávio (PL), do diretor-geral da UFV – campus de Florestal – Antônio Cezar Pereira Calil, vereadores e representantes do Grupo Mais, CREA e o Grupo Novo Oeste.

Os parlamentares, assim como o diretor Calil, demonstraram apoio à tentativa de Pará de Minas em sediar um polo da UFV, alegando que a qualificação da mão de obra poderá significar no crescimento de Pará de Minas e toda região. Eles destacaram o potencial econômico da cidade e a localização estratégica no Estado como fatores que podem ajudar neste sonho. 

Ao longo da reunião foram debatidos pontos fundamentais para o início das atividades, a fim de que seja elaborada uma proposta para apresentação ao ministro da Educação, Camilo Santana. Também ficaram definidas as atuações de cada um a partir de agora, como explicou o deputado Reginaldo Lopes.

O campus da UFV em Pará de Minas deverá funcionar no antigo prédio da Unincor, no bairro João Paulo II. Ainda não estão definidos quantos e quais serão os cursos de engenharia a serem implantados. Essa discussão será feita na própria instituição, levando em consideração as demandas locais.

O deputado Domingos Sávio saiu otimista da reunião e informou que ele e Reginaldo Lopes apresentarão a proposta ao ministro da Educação ainda neste semestre, para que a implantação ocorra o mais breve possível. Ele disse que, neste momento, o importante é a união de esforços e não a legenda partidária.

O diretor da UFV, Antônio Cezar Pereira Calil, compartilhou o discurso de união e fez muitos elogios à estrutura de Pará de Minas para receber uma extensão da universidade. Segundo ele, a instituição precisa responder às demandas da sociedade visando o desenvolvimento regional.

Ao final do encontro, o prefeito Elias Diniz anunciou outro importante aliado do Município, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O prefeito está otimista para a oferta dos cursos universitários na cidade e anunciou que o prédio da antiga Unincor já está em reforma para receber os estudantes e profissionais.

Mesmo que o aval do ministro Camilo Santana chegue neste semestre, a previsão é que os cursos sejam oferecidos somente a partir de 2024. E ainda na reunião, o prefeito Elias Diniz aproveitou a presença dos deputados para pedir o apoio deles junto ao Governo Estadual na cessão para o Município de parte do terreno e do prédio pertencente ao DER, localizado no final da avenida Presidente Vargas, na Vila Ferreira. 

Considerando que grande parte do imóvel está ociosa, Elias reivindica o espaço para a instalação de parte do setor administrativo da Secretaria de Obras e Infraestrutura no local. Outra demanda apresentada aos parlamentares foi a desafetação do trecho da BR-352, situado no perímetro urbano de Pará de Minas. 

Os deputados endossaram os pedidos feitos pelo prefeito, assinando ofícios a serem encaminhados ao governador Romeu Zema e ao diretor-geral do DER, Rodrigo Rodrigues Tavares. Após a reunião no gabinete, parte dos presentes acompanhou o prefeito Elias Diniz até o parque de exposições, o Chicão, e o prédio da Unincor.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis