Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Corpo de Bombeiros reforça o alerta para o risco das cabeças d’água

Highslide JS

Em plena temporada de férias e com os termômetros batendo altos índices, o Corpo de Bombeiros divulgou mais um alerta para os banhistas, desta vez voltado para o risco da cabeça d’água, também conhecida como tromba d’água.

O fenômeno, típico do verão, é o aumento rápido do nível de um curso de água devido à chuva de grande intensidade que, normalmente, ocorre nas cabeceiras dos rios ou em trechos mais altos de seu percurso.

Uma ocorrência recente que chamou atenção foi registrada na cachoeira de Braúnas, na região da Serra do Cipó. Por causa de uma tromba d’água, banhistas ficaram ilhados em um ponto próximo a cachoeira e foram retirados de lá com o apoio dos militares e da aeronave Arcanjo.

Segundo o Sargento Felipe Soares, as pessoas devem ter muito cuidado, pois o volume de água aumenta repentinamente, e em alguns casos pode não dar tempo de se salvar. Apesar disso, o militar diz que é possível perceber sinais de que o fenômeno esteja acontecendo. 
O Corpo de Bombeiros lembrou de uma ocorrência triste, em 2021, quando uma cabeça d’água arrastou dezenas de pessoas em Capitólio, região Central do Estado, ferindo várias vítimas e deixando pelo menos três sem vida. 

Todos os anos, a corporação atende mais de mil ocorrências envolvendo casos de afogamento em Minas e uma média de 200 óbitos por ano. Boa parte desses eventos acontece em regiões de cachoeiras, rios e lagos.

Fotos: CBMMG/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis