O Conselho Nacional da Previdência aprovou uma nova redução no limite de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. O teto passará a ser de 1,66% ao mês, 0,02 ponto percentual menor que o limite atual, que vigora desde abril. O limite dos juros para o cartão de crédito consignado também caiu, de 2,49% para 2,46% ao mês.
Os novos índices entram em vigor 5 dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias. A justificativa do governo para a redução foi o corte de 0,25 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia) no início de maio. Contudo, os bancos não ficaram satisfeitos com a medida, alegando descompasso entre os juros do consignado e a realidade do mercado financeiro.
As instituições financeiras votaram pela manutenção das taxas atuais, considerando a diminuição do corte da taxa de juros pelo Copom, o atraso no início da redução da taxa de juros nos Estados Unidos e possíveis consequências econômicas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com o novo teto, os bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o consignado do INSS para continuarem a emprestar pela modalidade.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com