Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Acelerou o crescimento do número de pacientes com doenças respiratórias

Highslide JS

O número de pacientes com sintomas de doenças respiratórias continua congestionando os consultórios médicos e as unidades de saúde de Pará de Minas. Desde o final de março que os atendimentos vem aumentando e neste ano um fato tem chamado ainda mais a atenção dos profissionais. É que normalmente a explosão de casos acontece só a partir de maio, mas agora chegou com quase dois meses de antecedência.

Em março os problemas de saúde foram provocados pelo vírus VSR, que é o causador da bronquiolite. Esse vírus circula em fases e quando parte da população tem contato e adoece, ele desaparece. Em breve, com a mudança de estação, do outono para o inverno, outros vírus que afetam o sistema respiratório vão circular, afetando principalmente crianças com até 10 anos.

Casos de rinite, sinusite e crises de asma e bronquite também estão aumentando, o que provoca filas de espera nas unidades de saúde da rede pública. Os cuidados preventivos prevalecem nos receituários médicos, com destaque para as pessoas evitarem ambientes fechados. A lavação das mãos depois do contato com pessoas doentes também é indispensável.

Outras medidas importantes são a alimentação adequada, atividade física e manter a hidratação. Quanto à vacinação, os médicos consideram indispensável e lamentam a baixa cobertura. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Minas Gerais está com menos pessoas imunizadas em relação à gripe do que em 2022. A situação se repete em outros estados, o que levou o Ministério da Saúde a recomendar às prefeituras que façam uma mobilização urgente para conscientizar a população.

Foto: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis