Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Triste realidade das UTIs Covid mostra mortes de crianças não vacinadas

Highslide JS

A fila da vacina anti-covid para o público infantil de Pará de Minas está devagar demais, motivo que levou o secretário de Saúde, Wagner Magesty, a fazer mais um apelo às famílias. Segundo ele, apenas 12% das crianças entre 5 e 9 anos receberam o imunizante. O município tem 4.000 crianças nesta faixa etária e esperava já ter vacinado pelo menos metade delas.

Magesty se apoia na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para reafirmar que a vacina não é um experimento. Ela tem eficácia e tem evitado o agravamento de muitos casos. Para receber o público infantil sem filas longas, a Secretaria de Saúde está mantendo cinco UBSs com bom estoque de vacina: Caic, Nossa Senhora das Graças, São Cristovão, Padre Libério e o AME, no bairro Senador Valadares.

E o apelo do secretário Wagner Magesty coincide com uma entrevista que está tendo muita repercussão em Minas, dada pela residente em pediatria Marina Paixão, que trabalha no Hospital Infantil João Paulo II. Angustiada pela dor de conviver de perto com as perdas de crianças por causa da covid, ela fez um levantamento no hospital e apurou que nenhuma era vacinada. Dentre os óbitos que ela presenciou, havia desde bebês até crianças com mais de 10 anos.

Marina contou também que se assusta com a rapidez da evolução de alguns casos. E além de lidar com a tristeza de mães e pais que perdem os filhos, os médicos estão lidando com hospitais infantis lotados de crianças com problemas respiratórios. Já em outras cidades, o problema das alas covid é a crescente ocupação. Em Bom Despacho, Oliveira e Nova Serrana, por exemplo, 100% dos leitos do SUS que são exclusivos para o tratamento do vírus estão ocupados.

Os dados variam constantemente e podem ter alteração de um dia para o outro. Aqui em Pará de Minas, o Hospital Nossa Senhora da Conceição informou que está com 45% de taxa de ocupação na UTI e 85% nos leitos clínicos. E o novo boletim do coronavírus confirma mais duas mortes por covid-19 em Pará de Minas. As duas vítimas tinham 84 e 91 anos.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis