Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

MG entrou no pico da curva de contaminação e o esforço agora na prevenção precisa ser maior

Highslide JS

Minas Gerais entrou hoje no pico da curva de contaminação do novo coronavírus. A tensão das autoridades é muito grande, já que a previsão é de um período com altos índices de Covid-19, o que poderá impactar diretamente na rede de saúde pública.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, Minas deverá ter um platô de casos, ou seja, nos próximos dias o número de notificações vai se estabilizar antes do início da redução da curva.

O gestor disse que é impossível cravar quantas pessoas serão infectadas e que o trabalho a ser feito é conscientizar a população a seguir as recomendações sanitárias e preparar o sistema de saúde para atender a demanda, que será crescente.

Carlos Amaral tem acompanhado os dados sobre a proliferação do vírus em Minas e deu uma informação alentadora. Segundo ele, a taxa de transmissão do vírus, também chamada de RT, diminuiu e hoje está em 1,03. Estatisticamente falando, isso significa que em média uma pessoa infectada transmite a doença para 1,03 pessoas. 

O secretário de Saúde também comentou a ausência de Minas Gerais na lista dos estados contemplados pelo governo federal com medicamentos essenciais para UTI’s. Segundo ele, mesmo com a chegada do pico da doença, há outras federações com situações de desabastecimento mais acentuadas. 

Mas em contrapartida à ausência do nome de Minas Gerais na lista do governo federal, o Estado recebeu 500 mil testes RT-PCR do Ministério da Saúde. Esses exames continuarão sendo aplicados, preferencialmente, nos pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, assim como nos profissionais de saúde e da segurança pública.

Já o secretário adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral, admitiu que o governo pode negociar leitos de terapia intensiva com hospitais da rede privada, aumentando a capacidade de assistência à população.

Marcelo Cabral também explicou o funcionamento do Hospital de Campanha montado na ExpoMinas, em Belo Horizonte. A estrutura, que foi aberta nesta semana, conta com 30 leitos de enfermaria e será uma reserva técnica para desafogar o sistema de saúde. 

Foto: Reprodução/Rede Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis