Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Eleições Municipais: PSDB e PV já tem chapa pré-definida e o deputado Inácio Franco sai da disputa

Highslide JS

As discussões em torno do novo calendário eleitoral, que vai sofrer atrasos pelas complicações decorrentes da covid-19, não estão impedindo os partidos políticos de se organizar. Ao contrário, em constantes reuniões internas eles vão definindo a composição de nomes para a disputa das prefeituras e das câmaras municipais. 

E nessa linha, os bastidores políticos de Pará de Minas estão fervilhando de informações. Nesse primeiro momento só se fala em pré-candidaturas que poderão até ser alteradas na medida em que o tempo passar. 
Alguns partidos manifestam tendência de formar chapas “puro sangue”, jargão popular que explica candidato a prefeito e vice-prefeito da mesma sigla. 

O PSDB de Pará de Minas segue essa linha, com tendência de lançar Geraldinho Cuíca como cabeça de chapa e o advogado Alexandre Keuffer como candidato a vice-prefeito. Falando ao Jornal da Manhã, Geraldinho Cuíca deixou clara a possibilidade de alteração desses nomes, mas confirmou a tendência do PSDB em seguir com a dupla.

Já o PV, em reunião ontem pela manhã, anunciou a decisão do deputado Inácio Franco de não disputar as eleições deste ano. O partido também trabalha com a perspectiva de oficializar uma chapa “puro sangue”, formada por Marcone Valadares, presidente da AABB, tendo como vice o vereador Marcos Aurélio dos Santos. Existe possibilidade até de uma inversão – Marcos Aurélio e Marcone.

No PMDB, o ex-deputado e ex-prefeito Antônio Júlio de Faria mantém a pré-candidatura à Prefeitura de Pará de Minas e ele tem praticado a linha de conduta que sempre o acompanha, conversando bastante com todos os políticos da cidade. Já existe unanimidade do partido em confirmar o nome dele para a cabeça de chapa, faltando apenas o vice.

O PSD do prefeito Elias Diniz também procura um nome para ser o vice na campanha de reeleição. Elias já foi informado por Zezé Porfírio sobre a decisão de não compor novamente a dobradinha, pois  Zezé quer disputar uma cadeira na Câmara Municipal. 
Segundo fontes, Elias estaria cogitando a possibilidade de ter o vereador Marcílio Magela de Souza, do PMDB, como seu vice e chegou a conversar sobre o assunto com o próprio Antônio Júlio.

Outros nomes também estão entrando na disputa para as eleições deste ano em Pará de Minas. Entre os pré-candidatos aparecem o médico Paulo César, o ex-vereador Geovane Correia, o sindicalista Eugênio Diniz e o ex-vereador Vilson Santos, dentre outros.

Já no que diz respeito às chapas partidárias para a composição das 17 cadeiras na Câmara Municipal, ainda faltam muitas definições. Os partidos sabem que vão enfrentar um cenário diferente por causa das mudanças nas coligações.

NOVA DATA DAS ELEIÇÕES – a Câmara dos Deputados aprovou ontem o adiamento das eleições municipais deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno vai para 15 de novembro e o segundo para 29 do mesmo mês.

Caso algum município ou estado não apresente condições sanitárias para realizar as eleições em novembro, o Congresso poderá editar um decreto legislativo designando novas datas, tendo como data-limite o dia 27 de dezembro.

O adiamento das eleições vai mudar o calendário eleitoral em vários aspectos. O registro de candidaturas, por exemplo, poderá ser feito até 26 de setembro. Já as convenções municipais, passam a ser obrigatórias entre 31 de agosto a 16 de setembro e por meio virtual.

A propaganda eleitoral terá início em 26 de setembro. Já o prazo de divulgação do relatório com fundos de campanha terminará em 27 de outubro. A prestação de contas terá que ser apresentada até 15 de dezembro. E até 18 de dezembro deverá acontecer a diplomação dos eleitos.







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis