Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cresce a expectativa do comércio em relação ao Natal: movimento de consumidores já aumentou

Highslide JS

O comércio de Pará de Minas está otimista para as vendas de Natal. Com a extensão do horário de funcionamento, o pagamento da segunda parcela do 13º e o hábito brasileiro de deixar as compras para a última hora, as lojas acreditam que esta semana será uma melhores do ano, superando o volume de negócios do mesmo período do último ano.

Após dois anos (2020 e 2021) de vendas afetadas pela pandemia de covid-19 e um 2022 de retomada gradual, o varejo deposita sua confiança agora, apostando numa temporada da recuperação.

Aproveitando as mídias digitais, as lojas estão investindo em propagandas e layouts criativos na expectativa de atrair os consumidores para o mercado físico. As promoções e facilidades de pagamento, com longos parcelamentos sem juros, também ganham destaque nas estratégias de venda.

E os resultados já aparecem, segundo apurou o Jornal da Manhã junto a empresários de diversos setores. Mesmo com a Black Friday no final de novembro, o movimento nas lojas em busca de itens para o Natal, seja presente ou enfeite, é bom desde o início de dezembro.

O cenário de Pará de Minas é semelhante ao resultado de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, (Fecomércio-MG). 
O levantamento apontou que 40% dos empresários esperam por vendas melhores que ano passado, enquanto 17% acreditam que os resultados serão iguais, o que é considerado satisfatório pela grande maioria. 

Mas nem todos os segmentos estão contentes com o volume de vendas. No ramo de móveis e eletrodomésticos, o movimento ainda não está dentro do esperado, segundo confirmou o empresário Márcio Camargos, da Camargos Móveis e Eletro: 

Entre os consumidores, o momento é de pesquisar e comprar. Cada vez mais eles se mostram conscientes da importância de levantar preços e saber o custo benefício de cada item. O orçamento de muitos ainda é limitado, mas eles não abrem mão de presentear quem amam.

Apesar do dinheiro contado para muitos, há uma expectativa do comércio de que o gasto médio será maior em 2023 na comparação com o ano passado. 
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, o ticket médio esperado pelos empresários é de R$ 234, montante 26% maior que o do ano passado. Para a entidade, esse crescimento está ligado ao término da pandemia e melhora do ambiente econômico. 

O impacto positivo já é percebido, com a liberação do 13º salário para os servidores estaduais. Pelo terceiro ano consecutivo, a gratificação foi paga em dia, com uma injeção financeira de R$3 bilhões na economia de Minas Gerais. Como amanhã, as empresas e a Prefeitura de Pará de Minas vão liberar a folha especial, o trabalhador deve sair mais às compras.

Até sexta-feira (22), o comércio local funcionará das 9h às 22 horas. Já no sábado, as lojas receberam autorização para manter as portas abertas até às 20 horas. E no domingo, véspera do Natal, até às quatro da tarde.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis